China impulsionará 40% do consumo global de frutos do mar até 2030
Comercialização

China impulsionará 40% do consumo global de frutos do mar até 2030

Especialista do do Rabobank pontua que este avanço deverá adicionar mais de 5,5 milhões de toneladas de frutos do mar ao consumo chinês

16 de setembro de 2024

A China caminha para ser o principal motor do crescimento global no consumo de frutos do mar nos próximos anos, com projeções do Rabobank indicando que o país responderá por 40% da expansão mundial até 2030. Este avanço, que deverá adicionar mais de 5,5 milhões de toneladas métricas ao consumo chinês, reflete tanto o aumento da prosperidade econômica do país quanto o crescimento de sua classe média.
 
Segundo análise de Romance Sharma, especialista em frutos do mar do Rabobank, a China deve se tornar um mercado de US$ 29 bilhões para importações de frutos do mar até o final da década, superando o atual mercado de importação dos EUA, avaliado em US$ 25 bilhões.
 
A previsão para a demanda de frutos do mar da China para o restante da década é uma combinação de crescimento impulsionado por volume e valor. “Prevemos que o crescimento de grupos de consumidores de classe média alta e a expansão dos canais de comércio eletrônico impulsionarão uma tendência em direção à demanda por frutos do mar de maior valor no longo prazo. Como resultado, esperamos que o crescimento do consumo impulsionado por valor supere o consumo impulsionado por volume.”
 
No entanto, o especialista pontua que potenciais limitações no lado da oferta, como danos ambientais duradouros, escassez de recursos e aumento de salários, podem impactar a produção doméstica, gerando maisores oportunidades de exportação. “Dados os desafios do lado da oferta, a China está pronta para buscar recursos além de suas fronteiras para garantir o fornecimento adequado e fechar a lacuna crescente entre demanda e oferta até o final da década”, reflete.
 
Assim, as oportunidades para exportadores globais são vastas, pois, conforme ele, à medida que a China caminha para ser o maior comprador global de frutos do mar e definidor de preços, as decisões que ela toma em relação ao consumo e fornecimento terão um impacto global. “Essas decisões afetarão a dinâmica de fornecimento e os preços da maioria das principais espécies premium de frutos do mar em todo o mundo, bem como os insumos usados ​​para produzi-los, influenciando significativamente o comércio global de frutos do mar”, ressalta.
 
Logo, para Sharma, considerando esses fatores, a China tem o potencial de emergir como o mercado de crescimento mais importante para exportadores globais de frutos do mar nesta década. “Será importante para esses exportadores monitorar de perto a dinâmica de demanda em evolução da China para identificar potenciais oportunidades inexploradas”, completa.
 
Créditos da imagem: Canva.
 

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3