Como atingir o padrão de qualidade de grandes redes varejistas?
Indústria

Como atingir o padrão de qualidade de grandes redes varejistas?

Resposta depende de questões documentais, especificações do produto validadas e etc

Elane Cristine Correia Santose Luciana Lacerda - 04 de setembro de 2023

E uma das perguntas que mais ocorre no setor produtivo e das indústrias é: “Como eu faço para entregar produtos em uma grande rede de supermercados que tenha peixaria?” E a resposta vai depender de alguns fatores que vamos trazer para vocês nesta edição.
 
Mas, se você é produtor rural, deseja vender peixe fresco inteiro ou crustáceos e não possui um estabelecimento com Serviço de Inspeção Federal (SIF) para inspecionar o seu pescado antes da entrega, só poderá efetuar a negociação com redes varejistas que tenham condições de fazer a inspeção primária em uma unidade de beneficiamento autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
Além desse requisito, é necessário disponibilizar os documentos que comprovem a origem do produto como a nota fiscal e o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), um instrumento do Governo Federal para legalizar pessoas físicas, jurídicas e embarcações para o exercício da atividade pesqueira. O RGP deve ser informado no campo de observação da nota fiscal. Em alguns casos a rede varejista solicita o documento comprobatório do registro que informa a data de validade do mesmo.
 
Já a Guia de Trânsito Animal (GTA) ou rótulo e boletim sanitário assinado por um responsável técnico do estabelecimento produtor, também são documentos importantes que comprovam a origem e os cuidados tomados com a produção do pescado.
 
Passando por essas questões documentais, é importante atender as especificações do produto validadas em ficha técnica no momento da negociação. Padrões como calibre, temperatura, toalete (trim), presença de espinhas (para filés que alegam ausência de espinhas), embalagem, quantidade de gelo por caixa, rotulagem, possíveis contaminações físicas ou químicas e aspectos qualitativos ou sensoriais (coloração, odor, consistência e sabor) serão avaliados antes do recebimento nas centrais de distribuição. 
 
Importante ressaltar que além do atendimento ao Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) do produto, regulado pelo Mapa, seu cliente poderá ainda solicitar que atenda a requisitos de padrões internos. Portanto, fique atento e solicite a Ficha Técnica do seu cliente antes de enviar a amostra para análise.
 
Esteja ciente que a forma de como seu cliente armazena o produto também influencia nas etiquetas que deverão conter nas caixas secundárias. Não esqueça de tratar disso durante as negociações!
 
Após as negociações prévias com o comercial da peixaria, geralmente serão solicitadas entregas de amostras para validação do padrão estabelecido e paralelo a esse movimento, a parte burocrática de cadastro do fornecedor interessado será tratada por setor responsável e esses trâmites podem levar um certo tempo até a finalização de todo o processo.
 
Portanto, antes de se aventurar em uma jornada para abastecimento dessas grandes redes de varejo é crucial que seja realizado o planejamento estratégico de volume produzido e disponível para entregas com constância, além de atender todas as exigências documentais e qualitativas.
 
E por mais que pareça ser um grau de exigência muito alto, temos que levar em consideração que as grandes redes varejistas possuem a tarefa de fomentar e incentivar o consumo de pescado de forma consciente e levando informações importantes ao consumidor.
 
Algumas redes possuem protocolos próprios de produção, além de certificações que exijam que a origem do pescado seja comprovada, oferecendo mais segurança aos seus clientes.
 
O pescado é um produto muito sensível à cadeia de frio e se o produto não estiver com frescor e preços atrativos, todo o empenho árduo realizado nos elos da cadeia pesqueira e aquícola, desde a produção de rações , produção ou pesca, processamento e transporte atendendo a cadeia de frio, poderá ser prejudicada. 
 
A excelência em todos os processos e procedimentos é necessário para que o pescado chegue à mesa do consumidor com muito frescor e sabor.
 
Somente a união, profissionalismo e entendimento de que todos podemos contribuir para esse universo paralelo chamado pescado, trará o aumento de consumo com pescado de qualidade e acessível no País.
 
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Créditos: Canva
 

Sobre Elane Cristine Correia Santos
 
  • Consultora Técnica Comercial (Equali-z | EC Consultoria). Zootecnista graduada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). 12 anos de experiência na cadeia de pescado (frescos, congelados, salgados seco e sushi) / GPA - produção, indústria, inspeção, distribuição, varejo, estratégias de venda, marketing, sustentabilidade e desenvolvimento de produtos/equipamentos. elane.correia@equali-z.com
 
Sobre Luciana Lacerda
 
  • Zootecnista, fundadora da Equali-z, empresa especializada em Qualidade de processos e produtos. luciana.lacerda@equali-z.com
 
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