Como foi o desempenho da tilápia, bacalhau e salmão no 1º semestre
Comercialização

Como foi o desempenho da tilápia, bacalhau e salmão no 1º semestre

Análises completas estão disponíveis em quatro Ebooks produzidos pelo Painel do Pescado

29 de julho de 2022

Nos primeiros seis meses do ano, o Brasil exportou 3.928 toneladas de tilápia, praticamente o mesmo volume registrado em todo o ano de 2021. Já a importação de diversas espécies de bacalhau até junho de 2022 foi 14,9% menos que no ano anterior. Apesar da redução do volume, houve um aumento no dispêndio de 2%, atingindo a marca de US$ 83,8 milhões. Por outro lado, a importação de salmões e trutas praticamente se manteve estável sobre o mesmo período de 2021. Com uma rápida escalada de preços, o gasto dos importadores com salmões subiu 43,9%, totalizando US$ 419.898.187.
 
No geral, a balança comercial de pescado no 1º semestre de 2022 teve um aumento de 29,7% no volume das exportações brasileiras quando comparado ao mesmo período do ano passado, sendo 27.310 toneladas de pescado até junho de 2022. Já as importações tiveram uma redução de 19,79% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado, registrando 143.380 toneladas de pescado.
 
Os dados são da Balança Comercial de Pescado no 1º semestre de 2022, Balança Comercial da Tilápia, Salmão e Bacalhau no Primeiro Semestre de 2022, disponíveis em quatro Ebooks produzidos pelo Painel do Pescado - um dashboard estatístico com dados do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).
 
As publicações ainda trazem contextualização do cenário geral de cada produto no Brasil e no exterior; Histórico do fluxo comercial de cada item; Aspectos gerais de exportação e importação destes itens em 2022; Fluxo comercial por países, UFs, categoria (peixes congelados, peixes frescos etc), espécie/produto; e Gráficos exclusivos e inéditos, extraídos do Painel do Pescado.
 
Sobre os Ebooks
 
Os Ebooks “Balança Comercial de Pescado no 1º semestre de 2022”, “Tilápia no Primeiro Semestre de 2022”, “Salmão no Primeiro Semestre de 2022” e “Bacalhau no Primeiro Semestre de 2022” trazem análises realizadas pelo engenheiro de pesca Abraão Oliveira, da Jubart Data, e pelo jornalista especializado em pescado Ricardo Torres, da revista Seafood Brasil.
 
Sobre o Painel do Pescado
 
O Painel do Pescado é uma plataforma desenvolvida a partir do algoritmo Jubart Data com base em um data lake de informações relativas ao setor de peixes e frutos do mar, segmento de expertise dos fundadores, o engenheiro de pesca Abraão Oliveira e o jornalista Ricardo Torres.
 
O painel funciona como um dashboard que centraliza e facilita o acesso e visualização a estatísticas de um setor para a construção de cenários analíticos, emitindo relatórios automatizados com cálculos e gráficos exclusivos. A tecnologia permite selecionar produtos, categorias, Estados e concorrentes mundiais, estratificados por produção ou por comercialização. 
 
Já o desempenho das demais espécies de pescado pode ser conferido no Ebook "TUDO sobre a balança comercial de pescado em 2021", também produzido pelo Painel do Pescado e lançado em 2021.
 
Créditos: Canva
 
 
 
 

Abraão Oliveira, bacalhau, Ebooks Painel do Pescado, Jubart Data, Painel do Pescado, Ricardo Torres, salmão, tilápia

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3