Conheça os benefícios da sardinha
17 de junho de 2013
A sardinha é um dos peixes mais consumidos no Brasil. Seu nome deriva das águas de Sardenha, onde elas eram abundantes. Ela contém ácido graxo ômega-3 em quantidades que não deixam nada a desejar a parentes estrangeiros, como o salmão, que levam a fama de ser as melhores fontes da substância. Ajuda o coração e os músculos.
A sardinha não só contém ômega- 3 ela também têm eicosapentaenóico, conhecido como EPA, e o docosahexaenóico, o DHA.
Todas essas substâncias presentes na carne de sardinha são benéficas para saúde. A sardinha ajuda na prevenção de uma série de males que dão as caras em locais díspares como o coração, o intestino e as articulações. Sem falar que ainda ajuda na constituição da retina e da massa cinzenta.
Finalmente, como qualquer peixe que se preze, ela é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia, e fósforo, um mineral que participa da mineralização dos ossos.
A sardinha é um peixe migratório, e nada pela Califórnia (EUA), Japão, Chile, Peru, costa africana e Brasil. Aqui em terras brasileiras a pesca se concentra entre o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Na compra é importante ter cuidado, tenha certeza que elas estão frescas. Verifique se os olhos estão brilhantes e as brânquias, avermelhadas. Mas não se preocupe com escamas soltas, porque isso é normal nas sardinhas.