ExpoPesca e Aquicultura une SEALBA para fortalecimento do setor
Evento reuniu representantes do governo, produtores e empresas de serviços e equipamentos em Sergipe
24 de novembro de 2023
A ExpoPesca estreou no ano passado com a missão de fortalecer a pesca e a aquicultura no Nordeste. Mas além da promoção e geração de negócios no setor, o evento tinha outro plano: estender-se para Sergipe, Alagoas e Bahia. E assim foi feito em 2023 com a edição ExpoPesca e Aquicultura - SEALBA .
Organizada pela Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomercio-SE) e a FECOMÉRCIO/SE, realizada pela Êxito Soluções em Eventos e com apoio do Governo do Estado, o evento reuniu representantes do governo, produtores e empresas de serviços e equipamentos entre os dias 13 e 16 de setembro, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, Sergipe.
Além de diversas palestras sobre os principais temas que cercam a cadeia produtiva de SEALBA, o encontro também teve uma feira de exposição de produtos e serviços com empresas do setor. "Saímos de um evento de 1.000 m² para 3.000 m². A gente não deu um passo, a gente deu um pulo," celebra Humberto Eng, coordenador da Câmara de Pesca e Aquicultura da Fecomércio e idealizador da ExpoPesca e Aquicultura.
Com a participação dos estados de Alagoas e Bahia, além da ampliação de espaço, a edição de 2023 contou com cerca de 41 estandes, entre institucionais e empresariais, incluindo expositores como o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco do Nordeste, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Paraíba (Codevasf), entre outros.
O Case "Moeda Social Aratu", de indiaroba, foi uma das palestras de destaque do evento
"Foi um evento vitorioso porque não existia nada nesse formato aqui em Sergipe, Alagoas ou na Bahia. Então essa foi a grande vitória: termos plantado essa semente em 2022 e em 2023 chegarmos como uma grande SEALBA”, pontua o idealizador da ExpoPesca e Aquicultura.
Ele destaca que o evento permitiu perceber como a cadeia produtiva do pescado é importante para as comunidades desses três estados. "É uma grande força de desenvolvimento social e econômico para essa região. A gente deu visibilidade a este pessoal que estava no ostracismo da cidade. Todo mundo sabia, mas não se mostra e a ideia foi mostrar o pequeno, como ele está fazendo aqui, como pode ser feito e quais políticas públicas podem ser colocadas para ajudá-lo a crescer e se desenvolver", conta.
Evento reuniu setor para trocas de experiências e debates sobre gargalos do segmento
Conforme ele, também ficou evidente como a indústria de pescado nesta região tem vontade de crescer. "A indústria [da região] tem vontade de abastecer o Brasil e expandir suas fronteiras e é com essa vontade de mostrar toda essa cadeia produtiva que a ExpoPesca e Aquicultura veio", frisa Eng.
A Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), esteve representando o Governo do Estado da Bahia e recebeu em seu estande produtores e representantes de empresas para troca de conhecimentos e experiências de negócios. "Nós temos o papel fundamental de fomentar a pesca e a aquicultura para o estado da Bahia e na ExpoPesca Aquicultura a missão é trazer nossos produtos em todos os ramos da aquicultura, a piscicultura continental e marinha, a malacocultura e a algicultura," explica Bruno de Andrade Falcão, técnico de campo da Bahia Pesca.
Para ele, a edição foi positiva para a Bahia Pesca, pois possibilitou estreitar laços e fortalecer ainda mais a pesca e a aquicultura no Nordeste. "Falamos com secretários, técnicos, professores, pesquisadores e todos nesse ramo da aquicultura e da pesca para a gente fortalecer cada vez mais as atividades," fala Falcão.
No estande que apresentava o governo de Alagoas, Cauê Castro, superintendente federal do MPA, destacou que, com a volta do Ministério, o pedido do ministro André de Paula é que se conheça de perto a realidade do pescador e do aquicultor no Brasil. "A ExpoPesca e Aquicultura serviu exatamente para a gente juntar em Sergipe três estados potenciais - Bahia, Sergipe e Alagoas - e conhecer de perto quem produz, como produz, onde estão essas pessoas e como a gente pode ajudá-las," conta.
Edição de 2023 reuniu estandes institucionais e de empresas de produtos e serviços do setor
Assim, como frisa Castro, a presença em Sergipe serviu ainda para trocas de conhecimentos e experiências sobre o que já está acontecendo no Estado. "Para que a gente possa replicar também nos nossos estados vizinhos," diz.
E se a edição de 2023 foi além das expectativas da organização, Eng revela que já é possível sonhar com uma ExpoPesca e Aquicultura Nordeste. "Porque vários estados aqui não têm um evento como esse para mostrar tudo da pesca, que boa parte é artesanal, e da aquicultura. A esperança da gente é ter um evento duradouro e diferente a cada ano" finaliza Eng.
Confira mais sobre como foi a ExpoPesca e Aquicultura na Seafood Brasil #51, que tem circulação prevista para dezembro de 2023.
Créditos: Seafood Brasil
André de Paula, aquicultura, Bahia Pesca, Bruno de Andrade Falcão, Cauê Castro, ExpoPesca, ExpoPesca SEALBA, Fecomercio-SE, Humberto Eng, MPA, pesca