Governo anuncia linhas de crédito para pesca e mudanças na aquicultura
Pesca

Governo anuncia linhas de crédito para pesca e mudanças na aquicultura

Na pesca, foram anunciadas duas novas linhas de crédito para Custeio e para Investimento

12 de janeiro de 2022

arroba publicidade
O Governo Federal lançou nesta quarta-feira (12) junto com a Caixa Econômica Federal, duas novas linhas de crédito, para Custeio e para Investimento, direcionadas aos pescadores artesanais beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e detentores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Também foram anunciadas mudanças para as linhas de crédito de aquicultura contempladas no Plano Safra.
 
A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/Mapa), Jorge Seif Jr., e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
 
Custeio e Investimento na pesca
 
Na linha para Custeio, o crédito poderá ser utilizado no financiamento das despesas inerentes à captura do pescado e à conservação das embarcações e equipamentos.
 
Já a linha de crédito para Investimento poderá ser utilizada na aquisição e reforma de máquinas, equipamentos e utensílios, além da construção ou ampliação de benfeitorias.
 
Pedro Guimarães, presidente da Caixa, ressaltou que as novas linhas vão possibilitar a compra de equipamentos importantes para aprimorar a prática da atividade pesqueira. “São dois dias, três dias, em mar aberto. Como alguns não têm geladeira, eles têm que voltar antes. Se o pescador puder ter uma geladeira no barco, para fazer gelo, ele passa uma semana. A gente está falando de crédito de R$ 3 mil, R$ 4 mil, para quem já tem renda. E o que é impactante aqui? Não existia”.
 
Cooperativas de pescadores e agroindústrias de pescado podem acessar às linhas já existentes para Comercialização – modalidade de financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP) - e para Industrialização.
 
As taxas de juros variam de acordo com a modalidade e são a partir de 3% para beneficiários do Pronaf. Para os demais beneficiários, as taxas são de mercado e podem ser pré ou pós-fixadas.
 
Alterações nas regras para linhas de crédito de aquicultura
 
Entre as novidades para o crédito de aquicultura contempladas no Plano Safra, o governo informou que o imóvel onde está localizado a piscicultura não necessita estar legalizado e o produtor pode oferecer outro imóvel para garantia do empréstimo. O restante segue as regras do mercado financeiro e principalmente a manutenção da necessidade de licenciamento ambiental. 
 
Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), comenta que a a vantagem é que trata-se de mais um banco oficial que tem agências em todos os locais oferecendo o crédito ao setor de aquicultura. "É um avanço na área de financiamento, agora o setor vai continuar a trabalhar para derrubar a exigência do licenciamento ambiental da piscicultura como pré-requisito do financiamento, pois esse é o maior gargalo de acesso ao crédito no Brasil", completa Medeiros.
 
Águas da União
 
O evento também teve a assinatura do contrato de cessão de uso de águas da União para instalação da primeira piscicultura marinha em escala industrial regularizada no País. A instalação será feita pela empresa Forever Oceans. A iniciativa contará com investimento internacional e será voltada para a criação de peixes na costa de Ilhéus, na Bahia.
 
RAP 2020
 
Durante a cerimônia,  também ocorreu o lançamento do Boletim Aquicultura em Águas da União 2020, que apresenta  as principais informações do Relatório Anual de Produção (RAP). 
 
Edital dos TPPs
 
E o secretário Jorge Seif também anunciou o lançamento do edital para concessão de sete Terminais Pesqueiros Públicos (TPPs), no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos, localizados em Aracaju (SE), Belém (PA), Manaus (AM), Natal (RN), Santos (SP), Cananéia (SP) e Vitória (ES).
 
 
Créditos: Pixabay
 

No evento também foram anunciadas mudanças para as linhas de crédito de aquicultura contempladas no Plano Safra

Bolsonaro, Caixa Econômica Federal, Forever Oceans, Francisco Medeiros, Jorge Seif Jr, linhas de créditos da Caixa, Pedro Guimarães, PeixeBR, pesca, RAP, TPPs

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3