Governo Federal lançará o Plano Safra 2021/22 nesta terça-feira (22)
Institucional

Governo Federal lançará o Plano Safra 2021/22 nesta terça-feira (22)

Para o presidente da PeixeBR, Francisco Medeiros, o Plano Safra deste ano deverá continuar a atender às demandas do setor

22 de junho de 2021

Nesta terça-feira (22), o Governo Federal lançará o Plano Safra 2021/22, que traz os recursos do crédito rural para apoiar a agropecuária nacional. A cerimônia ocorrerá às 16h30, no Palácio do Planalto, com as presenças do presidente Jair Bolsonaro, e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina.
 
Em 2019, Tereza Cristina anunciou a presença da pesca e da aquicultura no benefício para pequenos, médios e grandes produtores. Já no ano passado, a edição 2020-2021 contou com R$ 236,3 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional, um aumento de R$ 13,5 bilhões em relação ao plano anterior, porém não contemplou os armadores e as indústrias de pesca.
 
As categorias não foram incluídas no Manual de Crédito Rural (MCR), que subsidia o Plano Safra e era uma das principais bandeiras da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca) no enfrentamento dos prejuízos gerados pela crise do coronavírus.
 
A edição do ano passado também ampliou a lista de espécies de pescado que podem ser compradas com créditos pelas indústrias e aprovou mais recursos para investimento na aquicultura.
 
Para o presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, o Plano Safra deste ano deverá continuar a atender às demandas do setor. Porém, como destaca, a dificuldade de acesso ao crédito está mais relacionada com a ineficiência dos estados em licenciar as atividades do que a falta de crédito. “Por isso que, quanto mais eficiente o sistema de licenciamento do Estado for, maior é a captação de recursos do Plano Safra”, falou Medeiros.
 
Créditos da imagem: Seafood Brasil
 
 

, Abipesca, aquicultura, Jair Bolsonaro, Mapa, pesca, Plano Safra 2021/2022, Tereza Cristina

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3