IFC Amazônia reúne setor da aquicultura e da pesca no Pará
Pesca

IFC Amazônia reúne setor da aquicultura e da pesca no Pará

Evento começa no domingo (3) e vai até 05 de dezembro

01 de dezembro de 2023

De 3 a 5 de dezembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará, Pará, será realizada a primeira edição do IFC Amazônia - congresso internacional e feira de negócios.
 
Com o apoio do Governo do Estado do Pará e das principais entidades do setor, o evento reúne lideranças dos estados e países que compõem a região amazônica, representantes de todos os elos da cadeia do pescado e especialistas nacionais e internacionais- que, juntos, vão discutir a produção aquícola e pesqueira como alternativa econômica viável e estratégica para a geração de emprego, renda e sustentabilidade da região.
 
O IFC Amazônia é realizado pelo International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graguação (Fundep) é co-realizadora. A abertura oficial do evento será realizada às 18h do dia 03 de dezembro e o credenciamento é gratuito e a inscrição deve ser feita no site oficial.
 
“O propósito do IFC Amazônia é abrir um novo canal de diálogo e ajudar a construir caminhos para uma economia sustentável e promissora. Queremos conectar empresários, pescadores, aquicultores, profissionais do setor, academia, instituições de pesquisa e investidores. O objetivo é contribuir com o enorme potencial de produção de proteína vinda da água, preservando a floresta e dando sustentabilidade para esta região tão rica. Estamos trabalhando para posicionar o Brasil entre os grandes players globais”, pontua o ex-ministro da pesca e presidente do IFC Amazônia, Altemir Gregolin.
 
Entre as atrações está o Inova Aqua cujo objetivo é apresentar inovações com resultados tangíveis, conforme sinaliza a empresária Eliana Panty, CEO da Fish Expo. “O IFC Amazônia quer revelar empresas jovens com um modelo de negócios repetível e escalável, que possam antever um cenário de desafios e soluções a serem desenvolvidas.”, pontua.
 
Na programação de painéis e palestras, são 70 conferencistas nacionais e internacionais confirmados nos três dias e que apresentarão temas conjunturais e de mercado – como rastreabilidade e certificação, bioeconomia, pegada de carbono e Fundo Amazônia – visando acelerar o processo de desenvolvimento da aquicultura e pesca na região amazônica. O evento também debate temas técnicos com o objetivo de impulsionar a produção e a rentabilidade aquícola nas águas amazônicas.
 
Sustentabilidade
 
Lideranças dos países da região debatem sustentabilidade e mercados no IFC Amazônia. Entre os principais parceiros na articulação internacional estão a Infopesca e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). As organizações apresentam painéis no dia 03 de dezembro, durante a programação técnico-científica, logo após a palestra de abertura do evento. 
 
No dia 03 de dezembro, às 10h20, estará em debate a Produção Sustentável e Responsabilidade Social na Aquicultura e Pesca, com a apresentação de cases de sucesso dos países da região Amazônica. Participam Davi Mendonza Ramirez (Infopesca - Peru), Maria Cláudia Merino (AUNAP - Colômbia), Pablo Lombeida Terranova (Direção de Políticas Pesqueira e Aquícola - Equador) e Álvaro Cespedes ( projeto Peixes para a vida – Bolívia).
 
Na sequência, às 11h10, o painel "Desafios e estratégias para ampliar o acesso ao mercado nacional e internacional do pescado amazônico" reúne o diretor da Infopesca ( Uruguai), Gustavo Guida Lansot, a coordenadora do Agronegócio na APEX Brasil, Paula Soares, o CEO da empresa Rainforest Aquafarms (Peru), Izaac Gherson, e o gerente de Sustentabilidade e Compliance da empresa Netuno (EUA), André Macedo Brugger.
 
Rastreabilidade e oportunidades para a cadeia
 
No dia 03 de dezembro, às 13h30min, o painel “Rastreabilidade e Certificação e as novas exigências dos consumidores” contará com a presença do pesquisador e supervisor da área de negócios da Embrapa Digital - Campinas, Anderson Luis Alves, e a Diretora Nacional de Compras de Pescado do Carrefour, Meg Fellipe.
 
Para debater “Bioeconomia e as oportunidades para a aquicultura e pesca na Amazônia” foram convidados o professor e pesquisador da UNESP, Wagner C. Valenti – que está entre os 2% dos cientistas mais influentes do mundo –, e a bióloga da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Palmira Francisca Gonçalves Ferreira, no dia 03 de dezembro, às 14h10min.
 
Pirarucu
 
Maior peixe de escama de água doce do mundo, o pirarucu é uma das espécies nativas em destaque no IFC Amazônia. O produtor de pirarucu, Eduardo Arima, compartilhará o sistema de produção de pirarucu em sua propriedade, apresentando resultados, avanços e melhorias no sistema integrado com outros parceiros. O painel "Sistemas de produção, desafios tecnológicos e de mercado na produção de Pirarucu, o gigante da Amazônia" integra a programação científica do evento e será realizado no dia 04 de dezembro, às 14h40min, e contará ainda com a participação do piscicultor de Roraima, Aniceto Wanderley.
 
Tambaqui
 
A Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia reforça o time de entidades apoiadoras do evento pioneiro na região. Com festivais em todo o Brasil e a busca de novos mercados, a Acripar para promover a cadeia produtiva do tambaqui, peixe nativo brasileiro mais cultivado no País. “O IFC Amazônia é uma grande iniciativa para reunir e potencializar a união da cadeia produtiva e, com isso, alcançarmos o mercado nacional e internacional de igual para igual com outra espécie que já são reproduzidas”, afirma o presidente da Acripar, Edson Sapiras.
 
Peixes ornamentais
 
O evento ainda apresenta o encanto e as possibilidades de negócios da aquicultura ornamental. Inseridos no mercado pet, os peixes ornamentais registram crescimento expressivo e movimentam bilhões de dólares ao redor do mundo.
 
O Workshop de Peixes Ornamentais - Os desafios da aquariofilia na Amazônia - será realizado no dia 04 de dezembro, das 13h30min às 17hs. Os participantes terão um panorama da aquariofilia no Brasil e os desafios da atividade na região amazônica. O evento também aborda as novas diretrizes para o ordenamento pesqueiro no Brasil e como promover o desenvolvimento sustentável da atividade, com a participação de diversos especialistas, entidades e órgãos.
 
Créditos: Divulgação

Acripar, Acripar, aquicultura, aquicultura, evento, evento, IFC Amazônia, IFC Amazônia, pesca, pesca, Pirarucu, Pirarucu, Sustentabilidade, Sustentabilidade, tambaqui, tambaqui

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3