PeixeBR pede suspensão da tilápia do Vietnã e revisão de ICMS em SP
Aquicultura

PeixeBR pede suspensão da tilápia do Vietnã e revisão de ICMS em SP

Entidade apresenta pleitos sobre segurança sanitária e distorções tributárias em reunião com a Secretaria de Agricultura paulista

04 de fevereiro de 2026

arroba publicidade
Participe agora do Canal da Seafood Brasil no WhatsApp e receba as principais notícias do setor de pescado. Clique aqui e junte-se a nós!


A Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) se reuniu nesta terça-feira (3), com o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Geraldo Mello Filho, para tratar de pautas que afetam a competitividade da tilápia no estado. Entre os principais tópicos discutidos, a associação destacou a solicitação para que São Paulo suspenda a importação de filé de tilápia vindo do Vietnã, seguindo o modelo adotado anteriormente por Santa Catarina e validado pela Justiça - leia mais aqui.  

O encontro contou com a presença do presidente da PeixeBR, Francisco Medeiros, conselheiros da associação e representantes da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), Associação Brasileira de Produtores de Pangasius (PangaBR) e Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), além do deputado estadual Itamar Borges. 
 
 
Riscos sanitários e a ameaça do vírus TiLV
 
O argumento central da entidade para o pedido de suspensão é a proteção da sanidade aquícola. Em resumo, a PeixeBR manifestou preocupação com a possível introdução do Tilapia Lake Virus (TiLV) em território paulista, uma enfermidade que atualmente não atinge as produções locais. A entrada do vírus ainda poderia comprometer o status sanitário de São Paulo, que é um dos maiores polos produtores do País, impactando diretamente a oferta de pescado e a segurança dos investimentos em aquicultura.
 
Além do fator sanitário, a reunião abordou a atual estrutura do ICMS no Estado. Segundo os representantes do setor, existe uma distorção concorrencial: enquanto a produção de tilápia paulista e de outros Estados brasileiros sofre tributação, o filé importado entra no mercado com alíquota zero. A demanda levada à Secretaria busca o equilíbrio tributário para garantir que a indústria nacional não perca mercado para o produto estrangeiro devido a diferenças de carga fiscal.
 
Agora, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento deverá avaliar os impactos jurídicos e econômicos das solicitações. 
 
 
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagramno Facebook e no YouTube!


Créditos da imagem: Seafood Brasil

 
 

ICMS, importação, mercado de pescado, Peixe BR, Sanidade Animal, São Paulo, tilápia, TiLV, Vietnã

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3