Procedência o que é bom: os diferenciais do Selo Arte à aquicultura
Criado para certificar a identidade e a qualidade de um produto alimentício de origem animal, o Selo Arte traz benefícios ao pescado
Elane Cristine Correia Santose Luciana Lacerda - 29 de agosto de 2024
Já ouviu falar do Selo Arte e o que ele pode fazer para o pescado?
Considerado um certificado de identidade e qualidade, o Selo Arte é um artifício muito útil que assegura com que os produtos alimentícios de origem animal sejam elaborados de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, regionais, culturais, vinculação ou valorização territorial.
Sendo assim, é certo dizer que podem receber o Selo Arte alimentos artesanais oriundos da pesca artesanal e aquicultura familiar que possuem registro de bens culturais de natureza imaterial ou indicação geográfica, elaborados a partir de matérias-primas de origem animal de produção própria ou de origem determinada.
Agora, você que lê este artigo deve estar se perguntando: afinal, como é possível conseguir um Selo Arte para os pescados que eu produzo ou vendo?
Pois bem, para a solicitação do selo, o estabelecimento produtor deve estar, obrigatoriamente, vinculado a algum tipo de serviço de inspeção (municipal, estadual ou federal). Além disso, é preciso seguir as diretrizes das normas vigentes referente as particularidades de produtos artesanais, bem como as boas práticas agropecuárias e fabricação.
Neste ponto, cabe dizer ainda que a comercialização dos produtos registrados com o selo de identificação artesanal é permitida em todo o território nacional, independendo ainda da localização geográfica de produção ou serviço de inspeção vinculado, o que acaba incentivando as tradições regionais e culturais, além de gerar renda e desenvolvimento das comunidades locais.
Por fim, os órgãos governamentais do setor, em resumo, incentivam e fomentam agroindústrias com produtos artesanais. Com selos específicos nos produtos, o consumidor pode verificar as diferenciações da produção artesanal atrelado a segurança do alimento de um estabelecimento com inspeção, dessa forma, possibilitando o crescimento e a expansão de negócios do pescado artesanal brasileiro.
Gostaria de ter mais informações e direcionamentos sobre o tema? Entre em contato em um dos nossos canais e tire suas dúvidas!
Equali-Z
Telefone/ Whatsapp
+55 11 97031-4070
Site
Clique aqui
Instagram
Clique aqui
Linkedin
Clique aqui
E- mail
qualidade@equali-z.com
luciana.lacerda@equali-z.com
elane.correia@equali-z.com
Fontes de referências:
DECRETO Nº 12.031, DE 28 DE MAIO DE 2024
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-selo-arte-para-produtores-artesanais
aquicultura, aquicultura familiar, pesca artesanal, piscicultura, produtos alimentícios, Selo Arte
- Consultora Técnica Comercial (Equali-z | EC Consultoria). Zootecnista graduada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). 12 anos de experiência na cadeia de pescado (frescos, congelados, salgados seco e sushi) / GPA - produção, indústria, inspeção, distribuição, varejo, estratégias de venda, marketing, sustentabilidade e desenvolvimento de produtos/equipamentos. elane.correia@equali-z.com
- Zootecnista, fundadora da Equali-z, empresa especializada em Qualidade de processos e produtos. luciana.lacerda@equali-z.com