Segunda edição da ExpoMAR reúne cadeia do pescado em Itajaí
Pesca

Segunda edição da ExpoMAR reúne cadeia do pescado em Itajaí

Neste ano, evento apresenta o tema “Transformação Azul na Pesca e Aquicultura”

02 de julho de 2024

arroba publicidade
De 09 a 11 de julho, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí (SC), a ExpoMAR reunirá a cadeia do pescado para discutir avanços tecnológicos e práticas sustentáveis no Congresso Internacional da Pesca, Seminário de Maricultura e no novo Simpósio Catarinense de Piscicultura. A ExpoMAR também integra a Feira de Negócios, Corredor do Sabor e Cozinha Show, além de ser palco do lançamento da Semana do Pescado 2024, enfatizando a importância do consumo sustentável de pescados.
 
A segunda edição amplia seu escopo com a inclusão do Simpósio de Piscicultura, refletindo a importância crescente do setor em Santa Catarina, um dos principais produtores de peixe do País. A região de Itajaí, conhecida como o maior polo pesqueiro industrial do Brasil, espera atrair um público ainda maior que na edição anterior, que contou com cerca de 2.500 inscritos e mais de 50 empresas expositoras.
 
Neste ano, a ExpoMAR apresenta o tema “Transformação Azul na Pesca e Aquicultura”, alinhado ao conceito desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que propõe uma visão de produção sustentável na aquicultura, gestão eficaz na pesca e melhoria nas cadeias de valor.
 
Eliana Panty, diretora da ExpoMAR, ressalta: "Santa Catarina é referência sanitária em avicultura e suinocultura e está pronta para expandir sua produção segura de peixes e alevinos. Discutiremos tecnologias emergentes para aumentar a escala e garantir preços competitivos, fortalecendo toda a cadeia produtiva."
 
Altemir Gregolin, presidente do evento, destaca a unidade do setor: “A ExpoMAR é um ponto de encontro para todos aqueles comprometidos com um alimento seguro e sustentável. Estamos ampliando nossa agenda para abordar questões críticas como nutrição, sanidade, biossegurança e genética. Esperamos não só debater esses temas, mas também apresentar inovações que podem transformar a indústria.”
 
A ExpoMAR é promovida pelo International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC) com a correalização do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Prefeitura Municipal de Itajaí-SC e da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (Fundep).
 
Programação
 
A programação do evento contará com mais de 60 conferencistas. Entre as novidades desta segunda edição está a organização da programação em formato de painéis, que permitirá o aprofundamento dos debates e a abordagem dos diferentes aspectos sobre os temas.
 
O primeiro dia será voltado para conjuntura e estratégia, com debates que tratam do crescimento da produção da proteína que vem das águas, rastreabilidade e certificação na pesca e aquicultura, linhas de crédito e panorama do mercado de pescados no Brasil e no Mundo, com a participação de Márcio Castro, da FAO – Roma, Itália. Em parceria com a Univali, também será realizado o evento satélite “Blue Fish: O Crescimento Azul da Pesca e Maricultura em um Oceano em Transformação Climática”.
 
Nos segundo e terceiro dias, a ExpoMAR promove o Seminário Internacional de Pesca, o Seminário Internacional de Maricultura e o Simpósio Catarinense de Piscicultura.
 
As estratégias e ações para o crescimento sustentável da pesca, desafios e ações nas áreas de ordenamento e fomento da atividade pesqueira, estatística pesqueira no Brasil e em Santa Catarina e o gerenciamento hídrico na indústria estão entre os temas do Seminário Internacional de Pesca.
 
Na maricultura, conferencistas do Canadá, Chile, Oriente Médio e Brasil compartilham suas experiências de sucesso no “Painel Blue Fish – Possibilitando o Crescimento Azul na Maricultura”, que abre o Seminário Internacional de Maricultura. A programação conta ainda com debates sobre políticas de desenvolvimento, ordenamento da maricultura, programa Molubis e a proliferação de mexilhões invasores.
 
E para a piscicultura, estão reservados temas que mais têm preocupado o setor no Simpósio Catarinense de Piscicultura: licenciamento ambiental, exigências legais para exercer a atividade (RGP, ART, GTA, licença de Aquicultor), sanidade e biossegurança, inovações na aquicultura e mercado do peixe cultivado.
 
As inscrições para a ExpoMAR são gratuitas e já estão abertas através do site aqui.
 
Créditos: ExpoMar
 

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3