Tecnologia aliada na rastreabilidade dos estoques e sustentabilidade
Indústria

Tecnologia aliada na rastreabilidade dos estoques e sustentabilidade

Nos últimos anos tem crescido a exigência de consumidores de alimentos e pescado em relação às questões ambientais e de segurança alimentar

Elane Cristine Correia Santose Luciana Lacerda - 14 de maio de 2024

arroba publicidade
Um dos grandes desafios da cadeia pesqueira em todo o mundo é conseguir de forma assertiva e viável rastrear todos os elos que envolvem desde a pesca extrativa das espécies até o momento em que o produto será exposto e comercializado nas gôndolas do varejo e restaurantes.
 
Rastrear um pescado é tornar disponível todo o caminho percorrido entre a captura no mar ou despesca no cultivo até a comercialização no varejo, em feiras livres ou até serem servidos em restaurantes. É conhecer, igualmente, as condições sob as quais ele é capturado e os intermediários pelos quais passa até chegar ao consumidor final.
 
Sem essas informações, varejistas de pescado e restaurantes correm risco de sofrer com problemas de fornecimento e isso provoca a insustentabilidade do negócio.
 
Nos últimos anos tem crescido a exigência de consumidores de alimentos e pescado em relação às questões ambientais e de segurança alimentar. Sendo a rastreabilidade o conceito onde deve-se descrever a história, aplicação, processos ou eventos e localização de um produto, a uma determinada organização, por meios de registros e identificação, proporcionando ao consumidor o acesso às informações a respeito do processo de produção do alimento até o momento da compra. Novas demandas em relação a pacotes tecnológicos que atendam as necessidades da compilação de dados que garantam a possibilidade de monitorar essas informações estão sendo geradas.
 
A implantação de um sistema de rastreabilidade na cadeia produtiva é uma garantia de que o produto foi monitorado em todas as suas fases de produção, facilitando a identificação de possíveis problemas e, consequentemente, proporcionando soluções. Assim, esse sistema deve ser utilizado para monitoramento do ambiente no sentido de garantir boas políticas de manejo, garantindo uma gestão pesqueira eficiente e sustentável para as próximas gerações.
 
Segundo alguns pesquisadores, no Brasil, vários entraves podem ser solucionados a partir da implantação da rastreabilidade, havendo várias experiências bem-sucedidas em países que utilizam sistemas de rastreabilidade para controle da cadeia de pescado.
 
Em 2023 na Europa, por exemplo, foi aprovada uma nova Regulamentação de Controle da Pesca pelos representantes dos Estados Membros e pela Comissão da Pesca do Parlamento Europeu.  A legislação aprimora o monitoramento das atividades pesqueiras e exige a instalação de sistemas de rastreamento das embarcações de pesca da União Europeia (UE), incluindo 49 mil barcos de pequeno porte. Uma das novidades é a instalação obrigatória de rastreadores em todas as embarcações, fortalecendo a conservação marinha e promovendo a pesca sustentável.
 
Já no Brasil, frente as dificuldades de implantação de um sistema de rastreabilidade nacional desde o setor primário até a indústria, tem se criado um movimento dentro de algumas redes varejistas de desenvolver programas internos de garantia de origem, com rígidos controles de qualidade, sanitários, técnicos, ambientais e sociais, qualificando e homologando fornecedores de acordo com as demandas de padrões de qualidade, rastreabilidade e políticas de sustentabilidade das empresas.
 
Portanto, fica claro que o caminho para o sucesso da implantação de um pacto tecnológico de rastreabilidade no País seria a elaboração em parceria com órgãos governamentais, institutos de pesquisa, embarcações, produtores, indústrias, varejo e restaurantes de um sistema de rastreabilidade informatizado para o pescado brasileiro que trará no futuro grande importância econômica, pois, irá agilizar e trazer ferramentas de segurança que agregará valor à cadeia produtiva pesqueira e abrir portas para novas negociações internacionais. 
 
Dúvidas sobre o tema? Na Equali-Z, estamos preparados para atendê-los. Entre em contato em um dos nossos canais.
Equali-Z
Telefone/ Whatsapp
+55 11 97031-4070
Site 
Instagram
Linkedin
E- mail :
qualidade@equali-z.com
luciana.lacerda@equali-z.com
elane.correia@equali-z.com
 
REFERÊNCIAS
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/83628/1/Doc-213-Rastreabilidade-com-capa.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/1004/1/artigo%2033.pdf
https://brasil.oceana.org/comunicados/europa-aprova-legislacao-que-aprimora-monitoramento-e-combate-acoes-ilegais-na-pesca/
 
Créditos da imagem: Canva

Sobre Elane Cristine Correia Santos
 
  • Consultora Técnica Comercial (Equali-z | EC Consultoria). Zootecnista graduada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). 12 anos de experiência na cadeia de pescado (frescos, congelados, salgados seco e sushi) / GPA - produção, indústria, inspeção, distribuição, varejo, estratégias de venda, marketing, sustentabilidade e desenvolvimento de produtos/equipamentos. elane.correia@equali-z.com
 
Sobre Luciana Lacerda
 
  • Zootecnista, fundadora da Equali-z, empresa especializada em Qualidade de processos e produtos. luciana.lacerda@equali-z.com
 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3