Fider Pescados divulga seu 3º Relatório de Sustentabilidade
Relatório destaca o compromisso da empresa com a sustentabilidade, produção responsável de alimentos e a economia circular
07 de novembro de 2024
A Fider Pescados, empresa que faz parte do Grupo MCassab e é focada em produção de tilápia, divulgou seu 3º Relatório de Sustentabilidade, que por sua vez, tem como objetivo compartilhar as iniciativas e resultados sociais, econômicos, ambientais e de governança do negócio do grupo – para ver o Relatório completo, clique aqui.
“Temos como propósito cuidar das pessoas e do meio ambiente, combinando peixes saudáveis e nutritivos com uma produção ambientalmente responsável”, destaca Juliano Kubitza, diretor da Fider Pescados.
Anual, o relatório de 2024, além de reforçar o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a produção responsável de alimentos, também destaca a economia circular da companhia, onde nada se perde. Para isso, a Fider retira os peixes da fazenda de criação, na Represa de Jaguara, em Rifaina (SP), que seguem para a indústria de processamento para a produção de filés, embalados e encaminhados para comercialização. Por outro lado, os resíduos são utilizados como matérias-primas na fábrica de farinhas e óleo.
“Mais de 4 mil toneladas de subprodutos foram transformadas em farinhas e óleo em 2023, fortalecendo a circularidade da nossa operação. Os produtos gerados foram comercializados no mercado interno e exportados para os Estados Unidos e a Ásia”, informa Kubitza.
Por fim, outra iniciativa destacada no relatório diz respeito ao início da extração de sedimentos do fundo da Represa de Jaguara para serem transformados em adubo organomineral, visando o equilíbrio entre o aporte e a extração do elemento fósforo do ambiente de cultivo.
Planos para o futuro
A empresa também definiu metas para os próximos anos, focando na qualidade da tilápia produzida e na sustentabilidade do processo. Em resumo, a empresa pretende reduzir em 20% o consumo de água por quilo de peixe abatido até 2025 e alcançar resíduo zero em aterros até 2026.
Ainda sobre sustentabilidade, a Fider, além de plantar 15 mil árvores nativas para proteger o solo e as margens da Represa de Jaguara, realiza ações de proteção da fauna e flora, incluindo o mapeamento de espécies, a instalação de transpositores de fauna e a colaboração em ações de resgate de animais silvestres.
Quer ficar por dentro dessas e outras notícias do universo do pescado? Acesse nossa seção de notícias e também não deixe de seguir os perfis das Seafood Brasil no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Créditos imagem: Canva