União para acompanhar os grandes
Pesca

União para acompanhar os grandes

Pesca industrial no Brasil vem passando por novos obstáculos. Porém, continuamos na luta para resolver problemas antigos

18 de novembro de 2021

arroba publicidade
Por: Alexandre Guerra Espogeiro, Presidente do Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe)
 
A pesca industrial no Brasil vem passando por novos obstáculos. Porém, continuamos na luta para resolver problemas antigos e até crônicos para o nosso setor, muitos deles na base das informações necessárias para alcançarmos a tão buscada pesca sustentável.
 
A pandemia pela qual estamos passando com certeza pegou todos de surpresa e afetou os mais diversos setores econômicos nacionais e internacionais. No entanto, mesmoem meio ao caos, a pesca industrial conseguiu se manter (e até atingir) alguns avanços importantes para o desenvolvimento da atividade no Brasil.
 
Alguns setores, como do pescado industrializado vendido nos mercados, aumentaram suas vendas nos últimos meses. Até os mais atingidos pelas restrições oriundas da pandemia, no caso os pescados mais voltados aos restaurantes como os crustáceos,
conseguem enxergar uma saída e ter boas expectativas para o período pós-pandemia - e claro, que todos esperamos que seja o mais breve possível.
 
Hoje, nós conseguimos identificar que a pesca industrial no Brasil não é tão diferente de outros países da América Latina - afinal, os problemas gerais do desenvolvimento do nosso setor afetam da mesma maneira vários países vizinhos.
 
Alguns exemplos que podemos citar é a falta de mão de obra qualificada nas embarcações pesqueiras, a criação de inúmeras áreas de proteção ambiental no ambiente marinho e a grande ameaça que a pesca ilegal, realizada principalmente por embarcações asiáticas, significa para as produções pesqueiras nacionais.
 
Porém, a base das dificuldades do setor pesqueiro brasileiro se dá hoje pela falta de informações. Ou seja, continuamos trabalhando com estimativas de embarcações, capturas e produções, situação essa que vem nos prejudicando cada vez mais.
 
Leia o artigo completo no 7º Anuário Seafood Brasil de Produtos, Serviços e Conteúdo.
 
Créditos: Divulgação

7º Anuário Seafood Brasil de Produtos, Alexandre Espogeiro, Conepe, pandemia, pesca, pescadores, Serviços e Conteúdo

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3