Varejo cresce em janeiro. Hipermercados agradecem o calor e vendas saltam 15%
07 de fevereiro de 2014
As vendas a prazo no varejo começaram o ano com alta em relação ao início de 2013. Em janeiro deste ano, houve crescimento de 5,07% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas (CNDL). A entidade considera o resultado positivo e mantém a previsão de 4% de crescimento médio do setor varejista em 2014.
Os setores que mais cresceram no varejo brasileiro em 2013 ante o ano anterior, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), foram as companhias aéreas com expansão de 17,6% em receita nominal de vendas no período de comparação. Em seguida, de acordo com o indicador na última semana, pela adquirente Cielo, vieram os setores de supermercados e hipermercados e drogarias e farmácias, ambos com 15,5%, na mesma base de comparação.
A maior evolução, conforme a Cielo, foi notada no e-commerce, que concentra o volume de vendas da data e aponta avanço de 200% antes às vendas registradas nas lojas online no mesmo intervalo de 2012.
Já em outra pesquisa, o Serasa ressalta que o calor está aquecendo as vendas do varejo brasileiro, com aumento de consumo de 1,7% sobre dezembro último, e de 5,9% na comparação com janeiro de 2013, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. No setor de supermercados, houve uma elevação de 7,4%, em janeiro, em relação a dezembro.
alta, calor, cielo, hipermercado, serasa, varejo, vendas