Salmão do Chile: uma história de 41 anos no Brasil
Por Arturo Clément, presidente da Associação SalmonChile*
09 de janeiro de 2025
*Artigo escrito para o Anuário Seafood Brasil #55
As exportações de salmão do Chile para o Brasil completaram 40 anos em 2023 com um dado importantíssimo: o País é o terceiro maior destino para a indústria salmonicultora chilena – o segundo mais importante se considerarmos apenas a espécie salmão Atlântico. Por isso, trata-se de um mercado muito relevante para a indústria do salmão chilena em termos de crescimento, de inserção do salmão nos hábitos dos consumidores brasileiros e de construção da marca Salmón de Chile – de forma associativa – que já completa 12 anos de campanha neste mercado.
Hoje, a salmonicultura no Chile se posicionou como uma das principais exportações do país, superando ainda em 2023 as exportações de lítio e as indústrias frutícola, florestal e vinícola, tornando-se o segundo produto mais exportado do Chile.
Já as exportações de salmão chileno para o Brasil atingiram 113 mil toneladas líquidas em 2023, com um crescimento de 67% nos últimos 12 anos. Em termos de valor exportado, as cifras de 2023 alcançaram US$ 830 milhões, superando em muito os níveis pré-pandemia (ano em que as exportações de salmão do Chile sofreram uma queda significativa de 32%). A maior parte da venda de salmão chileno continua focada no canal Horeca, onde o pescado é o protagonista nos restaurantes de sushi. No entanto, o canal de supermercados tem visto um crescimento significativo (estima-se hoje em 30% das vendas do peixe), reforçado nos últimos anos pelos efeitos da pandemia, com o aumento dos hábitos de cozinhar em casa e a maior preocupação com alimentos saudáveis.
As propriedades nutritivas do salmão proveniente do Sul do Chile o tornam também uma proteína perfeita entre o saudável e o saboroso: ele é uma fonte natural importante de Ômega 3 e também de vitaminas (B3, B6, B12, D), potássio e selênio. Entre os principais benefícios para a saúde, podemos destacar que seu consumo ajuda a manter a saúde cardiovascular, reduz o risco de cardiopatias coronárias e favorece o funcionamento e o desenvolvimento cerebral das crianças.
Outra característica especialmente valorizada pelos consumidores brasileiros é a possibilidade de consumir salmão do Chile fresco, dada a proximidade entre os dois países. Esse “cardápio” possui uma oferta cada vez mais diversificada, que vai desde o salmão inteiro, filés de salmão, porções e novas alternativas de maior valor agregado (como hambúrgueres e formatos ready to eat).
Nos últimos 12 anos, a indústria em conjunto com o apoio da ProChile, posicionou a marca Salmón de Chile na mente do consumidor brasileiro através de sua campanha 100% digital, com comunicação em sites, aplicativos, por meio de influenciadores, buscadores, redes sociais e com toque presencial através de suporte em supermercados e restaurantes.
Os números de consumo de pescado têm mostrado a incorporação do hábito de consumir peixes (incluindo o salmão).
Este texto faz parte da série de artigos publicados no Anuário Seafood Brasil #55. Para ler este e outros artigos na íntegra presentes nesta edição, clique aqui.
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